segunda-feira, 1 de junho de 2009

Supernatural - Uma série alem do sobrenatural


O texto abaixo fez parte do meu curso de mídia, do modulo gênero textual, é um artigo de opinião, narrativo, expositivo e argumentativo.

Supernatural é uma série de terror e suspense da televisão americana atualmente encerrou a 4ª temporada e foi renovada, em setembro começa a 5ª.
É a história de dois irmãos, Dean e Sam, que percorrem em um carro Impala 67 ao som de rock clássico, as estradas dos Estados Unidos caçando bruxas, fantasmas, demônios, enfim enfrentado tudo quanto é tipo de seres fantásticos e lendas urbanas, esse estilo de vida foi por culpa da morte de sua mãe, quando ainda eram crianças e seu pai em busca de vingança, se torna um caçador para encontrar o ser que a matou e nisso os criou e os treinou como guerreiros, se você for um espectador ocasional raro é somente isso que irá enxergar. Fazendo uma avaliação profunda temos na verdade uma saga familiar, onde prevalece o amor não apenas um pelo outro, mas também pela humanidade em geral ao ponto do sacrifício pessoal.

Sam é o irmão mais novo tentou mudar de vida se afastando da família, indo para a universidade, mas o desaparecimento de seu pai e a morte de sua namorada pela mesma criatura que matou sua mãe, muda seu destino novamente. Dean quatro anos mais velho aceitou a vida que lhe foi imposta sem reclamar, e sempre cuidando do irmão, missão que ele leva as últimas conseqüências, como vender a própria alma. Sam, é mais racional e Dean atira e depois pergunta, juntos além da vingança procuram por seu pai, este é o começo da série.

Os irmãos, apesar de terem o mesmo sangue e criação são totalmente diferentes um do outro, como em qualquer lugar, mas essa diferença não é problema quando se trata de ajudar e apoiar, muitas vezes sem concordar com a atitude do outro numa verdadeira unidade. Esse amor incondicional, sem dúvida é o que faz a diferença para os fãs, ardorosos e exigentes, com o autor, roteiristas e atores, para constatar isso basta apenas visitar os inúmeros fóruns, sites e blog’s dedicados ao seriado.

No reencontro as disparidades se fazem presente, causando alguns conflitos, que no decorrer do tempo, vão aprendendo a conviver e percebem a importância de um na vida do outro. Esse é um dos maiores exemplo, o respeito as diferenças, para seus fãs, cuja faixa etária se encontra na maioria entre 13 e 18 anos, os adolescente, tem uma tendência de se organizar em grupos e os que não se enquadram são excluídos e até agredidos por não partilharem os mesmos gostos, opiniões e idéias, não percebem que as dessemelhanças se completam, pois o que seria o Dean sem o Sam e vice-versa? O carinho e amizade não apenas dos personagens, mas dos atores na vida real se declaram realmente amigos, aproximam jovens e as discussões apesar de apaixonadas, sempre tem em comum acordo que essa união, ameaçada nessa ultima temporada, de todas as situações críticas a iminente separação dos irmãos foi o pior pesadelo para os fãs, nem o Apocalipse assustou tanto.

Outra situação que chama atenção é a falta de interesse financeiro, pois diferente do acontece em filme como Caça-fantasmas ou Arquivo X, eles não recebem nada por arriscarem a vida para salvarem estranhos, e qual a origem da sobrevivência financeira, momento de mau exemplo, golpes em cartões de crédito, apostas em porker e sinuca, todos os ensinamentos feitos pelo pai. Então esses jovens enfrentam monstros de tudo quanta especie, pois é o negócio da família, “caçar o mal e salvar pessoas”, palavras do Dean.

O sentimento de amizade e lealdade se faz presente em todos os episódios, e isso sem fazer os personagens um exemplo de perfeição, são brigões, cheios de dúvidas, complexos e culpas, para o Dean acrescentamos mulherengo e sarcástico, mas isso apenas humaniza a série, quebrando o lado sombrio com muito bom humor.

Em resumo, Supernatural é a história de uma família atingida por uma tragédia que modificou o destino de cada membro, endureceu o pai, mas não o coração, e apesar de serem criados pelas estradas, de uma escola para outra, sem estrutura “normal”, se tornaram pessoas de bem, e o sentimento familiar é mais presente do que em seriados que trata diretamente disso. Parabenizo o autor Eric Kripke, que conseguiu organizar todos esses elementos num gênero de terror e suspense.

4 comentários:

  1. Olá

    Obrigado por sua visita ao meu blog!

    Bem, eu devo ser o único que não gosto desta série... Porém, teve um episódio, com a participação especial da atriz israelense Alona Tal. Acho ela uma revelação e, este episódio em especial foi fascinante!

    Obrigado novamente pela visita e quem sabe falarei um pouco sobre matemática! As comunidades pitagoricas, as receitas de Descartes...

    ResponderExcluir
  2. queria saber quem é dean e sean na vida real pode dizer?

    ResponderExcluir
  3. A série é maravilhosa, não entendo o motivo de uma pessoa não gostar , mas é aquilo, nem Jesus conseguiu agradar a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Sammy : Jared Padaleck

    Dean : Jesen Ackeles

    ResponderExcluir

 
©2007 '' Por Elke di Barros(modificado by Lua de Ouro)