sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Minha viagem a Roma

Onde não começou!!!

Roma é uma cidade no interior, do interior, do interior, vou para por aqui, do Acará, uma cidade do interior do Pará. Não tenho a distancia em quilometro da capital, mas a viagem de barco dura cerca de 6 a 8 horas, e de ônibus pela Alça Viária, 3 horas. Essa viagem poderia ser classificada na categoria paixão, pois viajar é uma grande paixão minha, por isso trabalho tão longe, de minha casa todo dia é uma viagem, mas isso fica para outra ocasião, a mudança da categoria paixão para loucura, é pelo trajeto de ida e vinda de Roma, mas quem tem boca...



As 7 horas de barco foram tranqüilas, realmente maravilhosas, não conseguimos dormir, mas lua crescente, iluminou o rio durante toda a viagem, saímos do Porto Sal em Belém as 20:00 h e chegamos no Acará as 3:00 h, e ficamos no barco dormindo até as 6:00 h, quando começou a movimentação de embarque e desembarque de passageiros e mercadoria, por que enfrentar todas essas horas de barco, se facilmente poderíamos de ônibus, simplesmente o nosso amigo(Valdemir) que nos convidou para esta viagem, queria refazer os passos de 18 anos atrás quando foi a primeira vez em Roma, mesmo sabendo que teria de enfrentar mais 5 horas em uma canoa, para chegar ao destino, coisa não comunicada no começo, mas como tudo é aventura, esperamos a chegada da tal canoa, o que não aconteceu, o nossa anfitrião, Seu Doca apareceu as 9:00h, dizendo que não iríamos de barco e sim teríamos um carro para nos levar, essa noticia foi ótima pois uma viagem 5 horas de canoa iria se transformar em uma hora e meia de carro e sairia as 11:00 h depois das compras de mantimento, as 10:00 descobrimos que o carro já tinha voltado por que não nos encontraram, foram nos procurar no terminal rodoviário, a opção normal da maioria dos viajantes, mas tudo bem iríamos pelo transporte regular, (somente as quartas e sábados, neste dia era um sábado), as 12:00, que se transformaram em 13:00 h, fomos para um pequeno porto, pegamos um tipo de transporte, meio balsa, meio canoa, meio barco pois andava nas água, para atravessar o rio Acará, em menos de 3 minutos estávamos do outro lado, felizes para encontramos o nosso transporte, mas a felicidade dura pouco...
Conhecido como pau de arara, o caminhão iria enfrentar uma estrada, se é que se pode chamar aquilo de estrada.



Mas era isso ou voltar, conseguimos um lugar entre malas, fogões, isopores com gelo (pois não tem energia elétrica por aquelas bandas), coisas não identificáveis e gente, em uma bela quantidade, na carroceria de um caminhão cujo motorista acreditava no ditado, sempre cabe mais um. Entregamos nossa alma a Deus e o caminhão partiu, é uma boa viagem a pra refletir sobre a vida e pedir mais uma chance, estava nessa situação quando, BOOO, o pneu furou.



Como Deus é pai e brasileiro, apesar das ferramentas e condições, pois simplesmente o não tinha step e sim uma câmara reserva enchida no ar comprimido do próprio caminhão, continuamos a viagem e chegamos vivo ao fim da estrada, Nova Canaã, de lá as bagagens foram de canoa e nos seguimos a pé até Paraguaçu, onde ficamos, nesse dia não conhecemos Roma, pois esta fica a uns 2 km mais para dentro do mundo.



A hora de chegada 17:00 h, a única vantagem foi que não choveu, cansados e com fome, muita fome pois não tínhamos comido nada descente desde a noite anterior, tomamos um banho no Igarapé e tivemos aquele jantar delicioso, regado com açaí e bacaba, uma casa acolhedora, com pessoas maravilhosas, prestem atenção no piso desta casa(FOTOS ACIMA), outras casas na localidade, tem o mesmo piso, Roma ficou para outro dia, afinal ninguém aqui é de ferro, uma casa no interior, uma rede depois de um belo jantar, no fim de um dia cansativo posso apenas dizer aguardem o próximo post e boa noite.

Um comentário:

  1. Bom dia, Foi um prazer acompanhar sua viagem à Roma. Ri um bocado com essa aventura e já estou esperando o proximo capitulo. Parabens pelo blog e pela forma interessante e envolvente que escreves.
    Ah! Não sabia que sou seu padrinho de blog.
    Abracos paraoaras, Franz

    ResponderExcluir

 
©2007 '' Por Elke di Barros(modificado by Lua de Ouro)